PMBqBM titula a primeira doutora da UFCA, na região do semiárido cearense.

Aline Maria Brito Lucas, estudante oriunda da escola pública da região do semiárido do Ceará, é a primeira doutora titulada pelo Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Sua tese “Efeitos da restrição calórica na função cardíaca, mitocondrial e no estado redox durante a hipertrofia cardíaca induzida por isoproterenol in vivo”, orientada pelo professor Heberty di Tarso Fernandes Facundo, foi defendida no dia 7 de julho de 2023, no auditório da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), em Barbalha.
Em entrevista concedida à UFCA, por ocasião de sua defesa, Aline destaca que se sente enaltecida por ter sido a primeira prós-graduanda a defender o doutorado naquela universidade.


“Estou muito orgulhosa e honrada em ser a primeira discente da UFCA a defender uma tese de doutorado, cujo tema é bastante relevante para a sociedade, na busca de alternativas não farmacológicas para prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares”.


De fato, a relevância e o impacto da implantação do PMBqBM, um programa de pós-graduação de altíssima qualidade e com formação em níveis de mestrado e doutorado, na região do semiárido cearence e em uma universidade pública, são impressionantes, como destacam estudantes, docentes e gestores da UFCA.


“Ter uma pós-graduação gratuita na minha área de formação e na região onde nasci me incentivou a fazer e concluir o doutorado. Isso não seria possível se eu tivesse que me deslocar para outras cidades ou estados”, destaca Aline.
O professor Heberty di Tarso, que foi o primeiro coordenador local do PMBqBM, relembra com orgulho o esforço e empenho de professores e da Direção da Universidade para implantar o PMBqBM na UFCA.


“Essa pós-graduação veio numa proposta de um programa em rede que trouxesse para a UFCA uma pós-graduação de alto nível e que formasse pessoas qualificadas para trabalhar na área docente acadêmica, na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos na nossa região. Facilitou muito para os alunos não terem que ir para fora para fazer um outro curso, em outra universidade”, destaca ele.


Na mesma linha, ressaltam o professor Francisco Nascimento Pereira Júnior, atual coordenador local do Programa, e o professor Claudener Teixeira, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, da UFCA, que a defesa da primeira tese de doutorado na UFCA constitui um alicerce para consolidação da pesquisa e da inovação na Universidade e no Cariri e que o PMBqBM, atualmente com nota 5 na CAPES, reúne o maior número de bolsistas produtividade que a a Universidade possui.


Segundo a professora Flávia Carla Meotti, atual Coordenadora Geral do Programa, esse impacto do PMBqBM na região do Cariri é exatamente o que a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) - sede do Programa - esperava, com a criação e implantação de uma pós-graduação forte e de excelência, descentralizada dos centros tradicionais de ensino e pesquisa no País de dimensões continentais. “Uma oportunidade para estimular o desenvolvimento científico e tecnológico local e contribuir para fixar nosso melhores doutores na região”, completa.


Para a reportagem completa consulte no site da UFCA (http //www.ufca.edu.br/noticias/primeira-tese-de-doutorado-e-defendida-por-egressa-do-ensino-publico-e-discute-efeitos-da-restricao-calorica-na-funcao-cardiaca/)


Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA
Fonte: https://ufca.edu.br