3- Há garantias de Bolsas no Programa?

Como na maior parte dos programas, não há garantias de bolsas no PMBqBM. A CAPES, o CNPq e as FAPs estaduais concedem cotas de bolsas aos programas de pós-graduação do país, em função do conceito dos programas, das áreas de conhecimento, do número de alunos titulados e do número de alunos aprovados nos processos de seleção para ingresso nos cursos.

A cada ano, a Coordenação Geral, as Coordenações Locais e os orientadores do PMBqBM solicitam às agências financiadoras cotas adicionais de bolsas em função da demanda do número de alunos ingressantes. A cota anual de bolsas pode ser ampliada, mantida ou, infelizmente, reduzida pelas agências de fomento, em função do desempenho dos programas, das políticas em ensino superior e de pesquisa do Estado e das circunstâncias financeiras das agências federais, estaduais e de outras.

Sugere-se fortemente que os orientadores do PMBqBM, dentro de seus campos de atuação e possibilidades, busquem fontes complementares de financiamento de bolsas de pós-graduação para seus etudantes.