11 - Qual é a diferença entre Prova de Suficiência em Inglês e Certificado de Proficiência em Inglês?

Prova de Suficiência em Inglês

A Prova de Suficiência em Inglês é uma prova aplicada juntamente com a Prova de Conhecimentos Gerais para candidatos ao Mestrado e Doutorado que não possuem Certificados de Proficiência em Inglês aceitos no âmbito do PMBqBM, por ocasião da sua inscrição no Processo Seletivo do Programa.

A Prova de Suficiência em Inglês é escrita, podendo ser composta de questões objetivas, dissertativas ou mista e constitui-se de compreensão de textos acadêmico-científicos, permitindo-se o uso de dicionário.

A Prova de Suficiência em Inglês tem caráter apenas eliminatório e o candidato pode ser considerado aprovado ou reprovado. A nota mínima para a aprovação nesta prova é 5,0.

Certificado de Proficiência em Inglês

Possuir um Certificado de Proficiência em Inglês é uma das exigências para alunos de Doutorado do PMBqBM. Este certificado deve ser apresentado por candidatos ao Doutorado no ato da inscrição no Processo Seletivo ou alternativamente em até 30 meses após o ingresso do candidato no Programa.

São aceitos os seguintes Certificados de Proficiência em Inglês no PMBqBM:

  • CPE -  Certificate of Proficiency in English - Universidade de Cambridge (pontuação mínima de 60%)
  • IELTS - (pontuação mínima 5,0)
  • TEAP - Test of English for Academic Purposes (pontuação mínima 70)
  • TOEFLiBT -   TOEFL – internet-Based Test (pontuação mínima 80)
  • TOEFL–PBT - Paper-based Test (pontuação mínima 500)
  • TOEFL–ITP - Administration and Scorning (pontuação mínima 500)


Caso o candidato ao Doutorado não tenha um Certificado de Proficiência em Inglês, no ato da inscrição no Processo Seletivo do PMBqBM, ele deverá realizar a Prova de Suficiência em Inglês junto com a Prova de Conhecimentos Gerais, durante o processo de seleção. Todavia, esses candidatos ao Doutorado, mesmo tendo sido aprovados na Prova de Suficiência em Inglês, deverão apresentar um dos Certificados de Proficiência em Inglês aceitos no PMBqBM, em até 30 meses após a matrícula inicial na Pós-Graduação.