CRONOGRAMA ANUAL ATUALIZADO 24/01/2024
Mês |
Data |
Assunto |
Observação |
|
Janeiro |
A partir de 01/01 |
Matrícula dos alunos aprovados no Edital 02/2023. |
A data é estabelecida nas diretorias/secretarias acadêmicas em cada IES, desde que os alunos não sejam matriculados em Dezembro/2023, pois essa informação atrapalhará as estatísticas do Coleta Capes no SUCUPIRA referente ao fechamento do ano de 2023. Recomenda-se que as matrículas sejam feitas a partir de Janeiro/2024. |
|
Até 10/01 |
Prazo final para cadastro das Defesas de 2023 de todos os discentes do PMBqBM |
As informações devem ser preenchidas no sistema SIAD. |
||
Até dia 31/01 |
Coordenação Local/Secretaria Local: preenchimentode dados de produções do ano de 2023 dos docentes e discentes para o Coleta Capes na Plataforma SUCUPIRA. |
Inserção dedados no Sistema SIAD e Plataforma Sucupira (dados de coleta dos docentes) |
||
Fevereiro |
De 1 a 28/02 |
Secretaria Local: Preenchimento no SIAD dos dados dos novos ALUNOS MATRICULADOS no primeiro semestre de 2024 e seus orientadores para cadastro no SUCUPIRA. |
Secretaria Geral: cadastro na plataforma SUCUPIRA dos alunos ingressantes do 1º semestre/2024. |
|
Secretaria Geral: conferir os dados das produções de 2023, lançados pelas IES e cadastro das defesas de 2023 na plataforma SUCUPIRA. |
|
|||
Coordenação Geral: Revisão de dados do Coleta ano base 2021 |
|
|||
Março |
01 a 31/03
|
Envio de solicitações de credenciamento de novos orientadores para aprovação do Colegiado Geral
|
IES que deverão enviar neste período: todas as interessadas Análise e decisão final elaborada na Reunião do Colegiado Geral. A divulgação será feita após a Reunião. |
|
Envio de solicitações de recredenciamento de orientadores permanentes para aprovação do Colegiado Geral
|
IES que deverão enviar neste período: UFAL, IFRJ, UDESC, UEA, UERN, UESB e UFBA Análise e decisão final elaborada na Reunião do Colegiado Geral. A divulgação será feita após a Reunião. |
|||
Envio de solicitações de novas disciplinas optativas para aprovação, com início no primeiro semestre de 2025. |
|
|||
Eleições para novos representantes Discentes eCoordenadores Locaisno Colegiado Geral |
|
|||
Abril |
Até 12/04 |
|
|
|
Até 19/04 |
|
|
||
01 a 15/04 |
Cadastro no sistema SIAD dos projetos completos dos alunos de mestrado e doutorado ingressantes. |
|
||
Coordenadores locais: enviar para a Secretaria Geral dados do número de vagas (doutorado) oferecidas por cada orientador no Edital 01/2024, para os alunos ingressantes no segundo semestre/2024. |
Referência: média máxima de 03 alunos por docente. |
|||
15 a 30/04
|
Envio dos relatórios anuais referentes ao andamento dos projetos dos alunos regulares. Preenchimento deverá ser feito no SIAD. |
O Assessor AdHoc receberá um aviso via sistema SIAD e terá 30 dias para emitir o parecer, que deverá ser redigido também via sistema. |
||
Maio |
1ª. Semana |
Publicação do Edital 1/2024 de convocação do exame de ingresso de novos alunos ingressantes no segundo semestre. |
Será enviado via e-mail e publicado no site do PMBqBM |
|
18 a 21 |
IX Encontro Anual do PMBqBM junto à 53ª Reunião Anual da SBBq – Águas de Lindóia-SP) |
Apresentação obrigatória de trabalho ou projeto dos alunos participantes. |
||
Junho |
01 a 30 |
Período das Inscrição dos candidatos para o exame de ingresso no Edital 1/2024 |
Inscrição via sistema SIAD e sistema interno das IES Associadas |
|
Julho |
01 a 09 |
Elaboração das provas pela comissão de seleção designada pelo Colegiado Geral. |
|
|
10 a 30 |
Período de processamento das inscrições do Edital 1/2024 pelo CAED |
|
||
Agosto
Agosto |
2ª e 3ª semanas |
Aplicação das provas de seleção dos candidatos (conhecimentos+ inglês + arguição). |
Intervalo de 1 semana entre as provas e arguição para os candidatos ao Doutorado. |
|
4ª semana |
Divulgação do resultado e análise de recursos. |
Correção das provas e análise dos recursos na IES local. |
||
1 a 15/08 |
Informações sobre disciplinas ministradas no 1º Semestre |
As IES Associadas deverão enviar para a Secretaria Geral, informações sobre todas as disciplinas ministradas no 1º Semestre do ano corrente. Utilizar formulário já fornecido para preenchimento e envio. |
||
1 a 20/08 |
Coordenadores locais devem enviar para a Secretaria Geral dados do número de vagas (mestrado e doutorado) oferecidas por cada orientador no Edital 02/2024, para os alunos ingressantes no primeiro semestre/2025. |
Máximo 03 alunos/docente. |
||
1 a 30/08 |
Envio de solicitações de recredenciamento de orientadores permanentes para aprovação do Colegiado Geral;
|
IES que deverão enviar neste período: UFCA, UFJF, UFMS, UFOB, UFPR, UFRJ- DUQUE DE CAXIAS, UFSJ E USP-EACH Análise e decisão final elaborada na Reunião do Colegiado Geral. A divulgação será feita após a Reunião. |
||
Setembro / Outubro |
1ª. Semana (até 08/09) |
Publicação do Edital 2/2024 de convocação do exame de ingresso de novos alunos ingressantes em 2025. |
Será enviado via e-mail e publicado no site do PMBqBM |
|
15/09 a 15/10 |
Período de Inscrições dos candidatos para o exame de ingresso no Edital 2/2024 |
Inscrição via sistema SIAD e sistema interno das IES Associadas |
||
Outubro / Novembro |
16/10 a 04/11 |
Período de processamento das inscrições do Edital 2/2024 pelo CAED |
|
|
2/10 a 6/10 |
Elaboração das provas pela comissão de seleção designada pelo Colegiado Geral. |
|
||
Novembro |
2ª e 3ª semanas |
Provas de seleção dos candidatos (conhecimentos+ inglês + arguição). |
Intervalo de 1 semana entre as provas e arguição para os candidatos ao Doutorado. |
|
4ª semana |
Divulgação do resultado e análise de recursos. |
Correção das provas e análise dos recursos na IES local. |
||
Dezembro |
2ª e 3ª semanas |
Cadastro do Relatório de Exame de Ingresso no sistema SIAD |
As IES deverão preencher no sistema SIAD, as informações dos candidatos inscritos e os resultados das notas com aprovações e reprovações. |
|
Informações sobre disciplinas ministradas no 2º Semestre |
As IES Associadas deverão enviar para a Secretaria Geral, informações sobre todas as disciplinas ministradas no 2º Semestre do ano corrente. |
CALENDÁRIO DE 2024 PARA OPERAÇÕES DE BOLSAS NO SCBA/CAPES
Comunicamos que o calendário a seguir será utilizado para demarcar os períodos mensais durante o ano de 2024 nos quais o Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) será disponibilizado apenas para operações de prorrogação de bolsas vigentes, concessão de bolsas (caso haja bolsa disponível), finalização e suspensão de bolsas vigentes e alterações de dados bancários dos bolsistas vigentes do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES).
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PMBqBM PARA O ANO DE 2024