Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica

A Mobilidade Acadêmica é uma iniciativa inovadora do PMBqBM, que visa posibilitar, por meio de editais, o apoio financeiro a visitas técnicas de curta duração para estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa, a laboratórios de insituições parceiras consolidadas e de centros de excelência.

O principal objetivo desta inicitiva é viabilizar a realização de estudos avançados, na fronteira do conhecimento, em laboratórios que oferecem infraestrutura e expertise complementares àqueles disponíveis nas IES Associadas, para a melhor formação dos estudantes.

Assim, duas vezes ao ano, o PMBqBM abre inscrições para Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica, que é financiado com recursos PROAP do Programa.

Todavia, devido a mudanças na Coordenação do Programa, que levou a atrasos nos repasses de recursos pela CAPES, no segundo semestre de 2019, e à pandemia de Covid-19 de 2020, o último processo de seleção de candidatos para a Mobilidade Acadêmica ocorreu no primeiro semestre de 2019.

Informações detalhadas sobre o Processo de Seleção Mobilidade 2019/01 pode ser encontrado no link abaixo.

OBS.  Este programa deve ser retomado no segundo semestre de 2020, mas sua continuidade está condicionada ao controle da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Edital de Seleção Mobilidade 2019/01